O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, reconheceu o esforço do Governo do Estado em aprimorar o Cadastro de Regularização Ambiental (CAR-Digital) e afirmou que a proposta para a nova versão do sistema de análise dos processos, apresentada ao setor produtivo nesta segunda-feira (17.3), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), vai garantir mais celeridade e eficiência no processo de legalização.
“Acredito que a ferramenta que está sendo construída contribuirá para que a produção de Mato Grosso seja cada vez mais sustentável. Eu vejo com muito bons olhos esta iniciativa, que é essencial para a legalização do setor produtivo. Tenho certeza que vai dar certo”, destacou o presidente da Famato.
A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, afirmou que o Governo do Estado tem buscado tornar a análise dos cadastros ambientais rurais cada vez mais eficiente e automatizada. “Estamos realizando diálogos com todos os setores envolvidos visando a construção de uma solução que seja nossa e não imposta por terceiros”, ressaltou a secretária, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) já cobrou da União a definição clara do modelo de gestão de informações do universo rural brasileiro.
“Estamos em fase de desenvolvimento de uma nova versão do CAR Digital e elaboração do decreto que contemple a nova realidade”, adiantou a secretária de Meio Ambiente.
Além da Famato, também participaram da reunião representantes da Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Fórum Agro MT, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto Copetti, o superintendente de Regularização e Monitoramento Ambiental, Felipe Klein, e a coordenadora de geoprocessamento e monitoramento ambiental, Olga Kummer.
No mês passado, as estratégias para aprimoramento do CAR Digital foram apresentadas ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas. “Além de dar transparência ao trabalho que vem sendo realizado, queremos somar esforços na busca de soluções mais adequadas para divergências técnicas e de interpretação jurídica que ainda persistem”, ressaltou a secretária, na ocasião.
Base do CAR Digital
Durante a apresentação, a secretária de Estado de Meio Ambiente informou que 34 municípios de Mato Grosso já estão na base digital do CAR Digital. Até o final do ano passado eram 24 e a meta é alcançar até abril 75 municípios. Desde que foi implementado, em março do ano passado, a Sema já validou 15.481 cadastros processados pelo CAR Digital.
O CAR é o conjunto de informações ambientais da propriedade. O Código Florestal Brasileiro exige que o produtor crie essa identidade e que tenha uma base de dados, com planejamento do uso do solo e a indicação das áreas de preservação permanente, reserva legal e outras áreas de interesse ambiental que contribuem para conservação da água e microclima local.
Por: Clênia Goreth | Sema / Foto: Karla Silva
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online