As obras do BRT estão prestes a ser reiniciadas, com a decisão de segmentar os serviços restantes em lotes e contratar diversas empresas. O Governo de Mato Grosso já assegurou que dispõe dos recursos necessários para finalizar os trabalhos.
As informações foram compartilhadas pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, durante uma reunião sobre a execução das obras, realizada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (17.3).
De acordo com o secretário, a segmentação dos serviços visa acelerar o andamento das obras. As empresas contratadas serão especializadas em diferentes áreas.
“Uma empresa será encarregada do pavimento rígido, outra se dedicará às estruturas metálicas das estações, e haverá ainda empresas responsáveis por obras de arte, iluminação, entre outras”, detalhou.
Marcelo também garantiu que o Governo possui os recursos necessários para a obra. “Os recursos estão empenhados, mas, lamentavelmente, a empresa anterior não conseguiu atender aos padrões esperados. Este Governo está totalmente comprometido com a conclusão dessas obras”, afirmou.
Além disso, foram discutidos os detalhes do acordo de rescisão do contrato com o Consórcio BRT. O consórcio retornou às atividades em 12 de março e tem um prazo de 150 dias para concluir os trechos que estavam abertos, o que inclui as pistas e a infraestrutura entre o Hospital do Câncer e o CREA. Vale ressaltar que o trecho entre o Viaduto da Sefaz e a Defensoria Pública não passou por obras, assim como a finalização das calçadas e outras melhorias em Várzea Grande.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que o acordo e os novos modelos de contratação precisam ser previamente aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado, garantindo assim a segurança jurídica para a execução das obras. Após essa aprovação e a concretização dos novos processos de contratação, um novo prazo para a conclusão das obras poderá ser definido.
Durante a reunião, a Sinfra-MT expôs todos os desafios jurídicos enfrentados com a gestão anterior da Prefeitura de Cuiabá que impactaram o início das obras. Também foram esclarecidas questões referentes aos trechos em andamento e ao funcionamento do Sistema BRT.
Conforme explicou Isaac Nascimento Filho, secretário adjunto de Obras Especiais da Sinfra-MT, o projeto já está licenciado e as desapropriações foram solucionadas, o que deve facilitar a agilidade na execução dos trabalhos.
O deputado estadual Lúdio Cabral, que organizou a reunião, declarou que o encontro desempenha uma função de fiscalização da Assembleia Legislativa e que todos os esclarecimentos foram valiosos para esclarecer a situação atual das obras.
O deputado estadual Wilson Santos também participou da reunião.
Redação JA/ Foto: Assessoria Sinfra-MT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online