Durante audiência pública realizada nesta sexta (14) sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na capital, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), Júnior Macagnam, reiterou a necessidade de que a sociedade tenha acesso tanto ao projeto quanto ao cronograma das obras. A audiência foi realizada pela Câmara de Vereadores de Cuiabá a pedido do vereador Alex Rodrigues.
“Independentemente da solução encontrada para a gestão das obras, a sociedade cuiabana tem direito de ter acesso ao projeto. Com o cronograma em mãos, o comerciante poderá se programar, tomando decisões para minimizar os impactos sobre seus negócios”, explicou Macagnam.
A CDL Cuiabá tem solicitado ao Governo do Estado o cronograma das obras desde 2024, mas até então não foi atendida. Em 6 de fevereiro, a entidade formalizou ao Governo e à Prefeitura uma série de solicitações e sugestões visando minimizar os impactos sobre o setor de comércio e serviços da capital.
Sondagem feita com empresários localizados à Avenida Rubens de Mendonça (do CPA) indicou que 90% das empresas foram impactadas negativamente pelas obras. Em média, houve uma redução de 36% no faturamento quando comparado com 2023. Dois em cada dez estabelecimentos precisaram demitir para reduzir os custos.
“Uma de nossas propostas é a criação de uma comissão para monitoramento das obras, com representantes da Câmara Municipal, do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), da Assembleia Legislativa (ALMT), do Ministério Público Estadual (MPE) e da CDL Cuiabá, representando o setor de comércio e serviços da capital”, sugeriu o presidente da entidade durante sua fala na audiência pública.
A ideia foi bem recebida pelos vereadores que participaram da audiência pública. “Nossa intenção é manter o diálogo, assim como estamos fazendo aqui na Câmara Municipal hoje. Esse movimento de ouvir a sociedade sobre os impactos do BRT na cidade é o caminho. Nosso objetivo é articular forças para transformar Cuiabá numa cidade melhor para empreender e morar”, ponderou Macagnam.
Assessoria imprensa CDL/ Foto: divulgação
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online