Os principais índices de Wall Street recuavam em negociações voláteis nesta terça-feira (11), depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas tarifas sobre o Canadá, aumentando a inquietação dos investidores de que suas políticas comerciais podem desencadear uma desaceleração econômica.
Trump dobrou a tarifa planejada sobre todos os produtos de aço e alumínio provenientes do Canadá que entram nos EUA, elevando a taxa para 50%, em resposta à implementação de uma tarifa de 25% pela província canadense de Ontário sobre a eletricidade que entra nos EUA.
Os mercados globais estão agitados desde que Trump deu início a medidas tarifárias contra os parceiros comerciais, como Canadá, México e China. Analistas alertam que a escalada das tensões comerciais pode aumentar as pressões inflacionárias e, potencialmente, paralisar o crescimento econômico.
Na segunda-feira, o S&P 500 registrou sua maior queda diária desde 18 de dezembro, eliminando US$ 4 trilhões de seu pico recente.
“Toda vez que sentimos que estamos conseguindo um pouco de ânimo, recebemos uma atualização de Trump sobre mais tarifas… a coisa está ficando feia e vai doer”, disse Dennis Dick, operador da Triple D Trading.
“Os investidores internacionais, diante de toda a incerteza política nos mercados norte-americanos, estão dizendo: ‘Vamos investir em outro lugar’”
O Dow Jones caía 1,25%, a 41.385,92 pontos. O S&P 500 tinha queda de 0,83%, a 5.567,88 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 0,43%, a 17.393,20 pontos.
Todos os 11 subsetores do S&P 500 caíam, com as ações dos setores industrial e financeiro recuando cerca de 1%.
Cerveja, frutas e TVs: o que deve ficar mais caro nos EUA após tarifas
Foto: reprodução Google
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online