O presidente Lula (PT) assinou a carta que endossa o apoio do governo brasileiro à candidatura do Rio de Janeiro e de Niterói a sediar o Pan de 2031.
A oficialização do apoio aconteceu no Palácio do Planalto na tarde desta sexta (24). O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (MDB), e de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), estiveram na cerimônia.
A escolha será feita em agosto. Além da dupla Rio e Niterói, a única cidade a se apresentar para receber o evento é Assunção, capital do Paraguai.
As duas cidades brasileiras ressaltaram que 80% da infraestrutura está concluída. Também foi argumentado que uma linha de metrô conectando a região metropolitana será o principal legado.
Rio e Niterói entregaram um dossiê ao COB em 16 de janeiro. O documento contém os argumentos das duas cidades para sediar o Pan de 2031. Para um município brasileiro pleitear sediar o evento, é necessário aval do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
SÃO PAULO ABRIU MÃO
A dupla Rio e Niterói se tornou a candidatura brasileira com a desistência de São Paulo. No começo do mês, a maior cidade do país abriu mão de tentar ser a sede do Pan de 2031.
São Paulo se comprometeu a ajudar Rio e Niterói na disputa. A existência de infraestruturas preparadas para as Olimpíadas de 2016 foi citada como motivo para priorizar a candidatura das duas cidades.
O Rio foi a última sede brasileira do evento. O Pan 2007 foi realizado na cidade, que se preparava para receber os Jogos Olímpicos. São Paulo foi palco do Pan de 1963.
Por: UOL/FOLHAPRESS/ Foto: Getty
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online