A Comissão Permanente de Educação e Cultura (COPEC) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) revelou que, no último bimestre, 47% dos municípios do estado não apresentaram as contas relativas aos recursos recebidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11), o presidente da Comissão, conselheiro Antonio Joaquim, alertou que a ausência de informações pode acarretar penalidades. Ele pediu aos demais conselheiros que instruam os gestores sob suas responsabilidades a regularizarem os balanços.
“Peço que notifiquem os prefeitos sobre a importância e a necessidade de prestar contas dos recursos do Fundeb, pois a falta de prestação de contas pode resultar na suspensão de convênios e em diversas sanções previstas na legislação,” enfatizou.
O relatório de monitoramento da COPEC foi elaborado por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e indicou que 68 municípios não apresentaram dados no primeiro bimestre de 2025. Além disso, 19 municípios estão em falta desde o último bimestre de 2024, sendo que seis deles não prestaram contas desde setembro. O caso mais crítico é o de Santo Antônio de Leverger, que não apresenta contas há 12 meses.
Antonio Joaquim ressaltou que, além de promover a transparência na gestão educacional, as informações registradas no Siope são essenciais para a implementação de políticas de financiamento que busquem a inclusão educacional, a igualdade de oportunidades, a equidade, a efetividade e a qualidade do ensino público.
Redação JA/ Foto: Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online