DICISÃO DIFICIL: Pivetta no impasse se mantém Fábio Garcia como vice
Pivetta se reunirá nesta terça feira no Palacio Paiaguás com lideranças para discutir a escolha de outro vice ou permanência de Fábio Garcia. O impasse entre os nomes seria consequência da Operação Heritage, realizada na semana passada pela Polícia Federal. A ação teve entre os alvos o ex-governador Mauro Mendes, candidato ao Senado pelo grupo, e o deputado federal Fábio Garcia, que hoje figura como vice na chapa do governador Pivetta.
Enquanto Mendes defende a manutenção de Garcia na candidatura, Pivetta demonstra resistência e a tensão aumentou.
Por que o impasse teria se ampliado:
De acordo com interlocutores, Pivetta teme que a permanência de Garcia na chapa gere desgaste já nas fases iniciais da campanha, o que poderia afetar o desempenho eleitoral do grupo. A operação foi deflagrada na quinta-feira (6) para investigar supostos desvios de R$ 308 milhões em um acordo firmado pelo Governo do Estado de Mato Grosso com a operadora Oi.
Do outro lado, Mendes sustenta a necessidade de manter o grupo unido, com foco em tocar a campanha com base no que considera avanços dos últimos dois mandatos. Ele também reafirma a leitura de que teria havido viés eleitoral na operação policial — uma tentativa de “golpe”, termo usado por ele — além da defesa de que os envolvidos são inocentes.
Reagendamento do anúncio:
No meio do quebra-cabeça, Pivetta indicaria em entrevista, na tarde de segunda-feira (10), qual seria sua decisão. Porém, como a imprensa já estava no Palácio Paiaguás, o encontro foi transferido pela comunicação do governo para esta terça-feira (11), pela manhã.
Mudança de rota:
Até o início da tarde, a expectativa era de que o governador confirmasse a permanência de Garcia como companheiro de chapa. Entretanto, conversas e reuniões ao longo do dia fizeram Mendes reconsiderar a ideia.
“Até meio-dia estava tudo certo do Fabio continuar, depois, à tarde, desandou”, afirmou uma fonte ligada a Pivetta, sob anonimato. Outra fonte próxima a Mendes disse: “Acredito que ele não vai querer ficar. Fica até chato”.
Bastidores e novas especulações:
Há ainda a indicação de que alguns candidatos a deputado teriam sido ouvidos no processo de decisão. “Boa parte é a favor de que o Fabio saia”, relatou um parlamentar nos bastidores. Em meio a possíveis rearranjos no grupo, há especulações sobre uma nova chapa com o empresário e ex-senador Cidinho Santos (PP) e Fábio Garcia como vice. Cidinho nega a possibilidade, nunca conversei sobre isso e é muito tarde para construção de chapa nestas alturas da eleição.
“Conselheiros” e discussões políticas:
O governador Pivetta, tem ouvido diversos conselheiros para decidir sobre o futuro de Garcia e sobre o impacto de uma eventual retirada dele, especialmente considerando possível desistência de Mendes no palanque de sua reeleição.
Veja as pessoas consultadas que estiveram com Pivetta no Palácio Paiaguás e falaram com ele por telefone constam Mendes, Garcia, Cidinho Santos, Abilio Brunini (PL), o consultor de campanha Luiz Antônio Pagot e integrantes da equipe de comunicação, como o publicitário Bruno Bini.
Segundo fontes no Paiaguás, um deputado teria sugerido a Pivetta que tomasse a decisão de forma menos “racional”: “Eu disse para ele decidir com o coração. Só isso”.
Alternativa para vice e novas conversas :
Nas discussões, Abilio Brunini teria levado ao governador a proposta de indicar a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira (Podemos) como vice, ideia que, segundo as informações, teria sido rejeitada por Max Russi, presidente do partido e da Assembleia Legislativa.
Redação JA / Foto: reprodução

