Pesquisa Gazeta Dados mostra que gestão Emanuel Pinheiro é positiva para 51% da população
A gestão de Emanuel Pinheiro é considerada positiva por 51% da população, de acordo com dados da pesquisa do Instituto Gazeta Dados divulgados nesta quinta-feira (29). Para 36% dos entrevistados, a administração municipal é classificada como regular, enquanto 13% a avaliaram como boa e 2% a consideraram ótima. Realizada há quatro meses do término de oito anos da administração de Emanuel Pinheiro, a pesquisa retrata a satisfação da população com as diversas ações promovidas pela gestão.
Para o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, os números traduzem o compromisso da gestão com as pessoas, que também é reconhecido nacionalmente.
Recentemente, a administração obteve três premiações pelo Instituto Trata Brasil pelos investimentos em saneamento e expansão da rede de água na cidade. Além disso, Cuiabá foi reconhecida pelo Governo Federal, conquistando o primeiro lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2024, entregue pela Secretaria do Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda.
Na área da educação, dados divulgados pelo MEC em 14 de agosto mostram que Cuiabá avançou significativamente, alcançando 5,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais. Das dez melhores escolas públicas da cidade, oito são da rede municipal, com a EMEB Madre Marta Ceruti alcançando o 1º lugar.
O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou o trabalho diário: “a gestão fez uma revolução na educação pública, com escolas municipais de Cuiabá se destacando nacionalmente. Das dez melhores escolas públicas avaliadas pelo IDEB na cidade, oito são da rede municipal. Esse sucesso deve ser mantido e expandido, continuando a oferecer educação de alta qualidade e a implementar práticas inovadoras.”
Na saúde, a gestão destacou avanços significativos, como a reforma e ampliação de unidades de saúde, a construção do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e a criação de novas equipes de saúde bucal. “Quando assumi meu primeiro mandato em 2017, a saúde municipal contava com apenas 72 equipes de Saúde da Família. A administração ampliou para 114 equipes e estabeleceu uma meta ambiciosa de chegar a 191 até o final do mandato, quase triplicando a cobertura da atenção primária e visando alcançar 90% da população,” explicou o prefeito.
Além disso, os investimentos em infraestrutura e saneamento foram notáveis, com mais de 400 quilômetros de asfalto, drenagem e calçadas beneficiando diversos bairros. “O saneamento básico foi universalizado, com água tratada disponível 24 horas por dia e esgoto sanitário alcançando 91% de cobertura. As obras de infraestrutura, como o Contorno Leste, beneficiarão mais de 200 mil pessoas,” afirmou o prefeito.
O projeto de distribuição de kits completos com uniformes e materiais escolares também merece destaque, beneficiando diretamente mais de 59 mil alunos em 169 unidades escolares, todas com ambientes climatizados. “A próxima administração deve assegurar que esses avanços não apenas sejam mantidos, mas também ampliados. A continuidade das políticas públicas e a implementação de novos projetos são essenciais para garantir que os benefícios alcançados pela gestão atual se tornem parte permanente da estrutura da cidade e do bem-estar da população,” concluiu o prefeito.
Gazeta Dados
A pesquisa foi realizada entre 20 e 23 de agosto, utilizando a metodologia Survey, com entrevistas estruturadas em 182 bairros de Cuiabá, abrangendo todas as regiões do município. Foram entrevistadas 1.200 pessoas.