Verde Novo faz distribuição de mudas no Parque da Família

O projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, em pareceria com a prefeitura de Cuiabá realizou mais uma ação de distribuição de 300 mudas de árvores nativas e frutíferas. Desta vez a ação foi feita no parque da Família (que está sendo construído próximo ao shopping Pantanal), na tarde desta sexta-feira (22 de fevereiro).

E desde cedo a pequena Geovana Vinit, 7 anos, já está preocupada com a natureza e a temperatura da sua casa e do bairro onde mora. A garotinha foi uma das muitas pessoas que pegaram sua muda do projeto Verde Novo. “Uma árvore de sombra que tem as flores amarelas. Vou levar lá para o quintal da minha casa pra gente poder ficar debaixo dela e brincar. Gosto muito da natureza, minha mãe também cuida das plantinhas”, comentou a garotinha.

Já a dona Maria de Lurdes, que mora na região há 37 anos, está surpresa com todas as ações feitas no parque. “Ações como essa é muito bom para todos nós, lá em casa tem cebolinha, coentro e capim cidreira para fazer chá. Agora aqui, com a construção do parque teremos outra vida, é muito importante para toda a população”, pontuou.

O assessor do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Sérgio Saviolli, explicou que o projeto busca recuperar o título de ‘cidade verde’ a capital mato-grossense. “Além do título nós também queremos demostrar que o plantio de árvores é importante para amenizar o calor, despoluir o ar e embelezar a cidade. O projeto é bem sucedido na medida em que propõem esses valores para crianças, idosos e moradores dos bairros”, comentou.

O engenheiro florestal do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Marcelo de Figueiredo Motta Pinto, lembrou que todas as pessoas que recebem as mudas também ouvem as dicas de plantio, de quais árvores plantar e os lugares mais adequados. “Nós temos sempre o cuidado de perguntar se a pessoa tem espaço para plantar as mudas, porque não tem número mínimo de mudas que pode levar. Nós orientamos as pessoas quanto ao porte da arvore, como cuidar, o que esperar da muda. Além disso, o projeto também leva conhecimento sobre a diversidade da nossa região”, disse.

Por fim reiterou que as parcerias do projeto são essenciais para a divulgação e promoção do projeto. “Nós como parceiros estamos chamando a população para colaborar com o plantio e a distribuição de mudas. São ações pontuais dentro dos bairros e também nos parques de Cuiabá. Elencando várias áreas para arborizar a capital em busca do titulo de cidade verde’, ponderou.

O parque está em construção e em breve atenderá os moradores na área situada na avenida Vereador Juliano da Costa Marques, região dos bairros Bela Vista, Terra Nova e Canjica.

A arborização e construção do parque são presentes em comemoração ao tricentenário da capital mato-grossense. O projeto já disponibilizou mais de 26 mil mudas entre plantio e distribuição desde o seu lançamento, em 2017, e conta com a importante parceria do Grupo Petrópolis e do Instituto Ação Verde. O objetivo é recuperar o título de ‘Cidade Verde’ e homenagear os três séculos de existência de Cuiabá, comemorado em 8 de abril.

Redação JA

Por;Ulisses Lalio/ TJMT

24, fevereiro, 2019|