Verde Novo distribui 700 mudas de árvores nesta 5ª

06/09/2018 – Uma em cada três casas brasileiras não possui uma árvore próxima da sua fachada, um déficit de pelo menos 15 milhões de árvores no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cuiabá está inserida neste contexto e para tentar mudar essa realidade, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, e o Instituto Ação Verde lançaram uma série de ações ao longo do mês de setembro, alavancando as atividades do Projeto Verde Novo.

 

Nesta quinta-feira (6 de setembro), a Praça Alencastro será o ponto de encontro daqueles que aderirem ao projeto. A partir das 8h, serão distribuídas 700 mudas de árvores frutíferas e nativas, gratuitamente. As ações fazem parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.

 

“Além da distribuição de mudas, teremos ainda os plantios e uma série de palestras com foco na educação ambiental em escolas da rede pública. Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para esse projeto que vai transformar nossa Capital e dar a ela, novamente, o título de Cidade Verde”, afirma o gestor administrativo do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Hugo Rodrigues Pfannemuller.

 

Ele ressalta que a escolha pela Praça Alencastro se deve à localização favorável para atingir o público-alvo do projeto: a sociedade em geral. “É um lugar por onde passam milhares de pessoas diariamente e vamos resgatar nessas pessoas o desejo por ver Cuiabá cada vez mais arborizada, levando para casa uma ou mais mudas de árvores”, aponta o gestor.

 

A meta do projeto, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Cuiabá e também do Grupo Petrópolis, é distribuir e plantar 300 mil mudas de árvores. Os trabalhos estão sendo realizados desde o final de 2017 e uma equipe multidisciplinar está envolvida em todas as etapas como planejamento, organização, execução e monitoramento dos plantios.

 

A nova etapa do projeto teve início no dia 31 de agosto com a distribuição de mudas no Parque Mãe Bonifácia. Ao todo, foram entregues às pessoas que passaram pelo local 600 mudas.

 

“A adesão ao projeto é imediata e isso mostra como a sociedade está receptiva e quer mudar o cenário de Cuiabá. Esperamos um grande público na Praça Alencastro e nas demais ações que vamos desenvolver ao longo deste mês. A arborização urbana tem se tornado cada vez mais uma necessidade não só ambiental, mas social, pois estamos falando de qualidade de vida da população”, afirma o superintendente do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão Filho.

 

SERVIÇO:

 

Evento: Projeto Verde novo – distribuição de mudas

Local: Praça Alencastro – Cuiabá

Horário: a partir das 8h

Gratuito

6, setembro, 2018|