TRE-MT autoriza coleta de dados biométricos dos eleitores de Curvelândia e Glória D’Oeste

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) autorizou os eleitores dos municípios de Curvelândia e Glória D’Oeste a se cadastrarem biometricamente  na sede do Cartório Eleitoral em Mirassol D’Oeste. A Justiça Eleitoral ainda não possui postos de atendimento nos referidos municípios, sendo que estes pertencem à 18ª Zona Eleitoral. O município de Curvelândia possui 3.929 eleitores. Em Glória D’Oeste são mais 2.494  eleitores.

“Sem esta autorização, nós não conseguíamos fazer o cadastramento biométrico destes eleitores, mesmo eles sendo atendidos no Cartório onde contamos com os kits de coleta dos dados biométricos. Solicitamos e fomos atendidos pelo TRE para alterar o sistema e permitir que seja autorizada esta coleta”, destacou o chefe do Cartório da 18ª Zona Eleitoral, Gilson Lourenço Ribeiro.

Ele reforçou que a distância entre os municípios é relativamente pequena. “Nós atendemos diariamente estes eleitores. Curvelândia está a apenas 25 quilômetros, e Glória D’Oeste está 50 quilômetros de distância do Cartório. Eventualmente realizamos plantões nestes municípios para facilitar o acesso à Justiça Eleitoral. Estamos ofertando antecipadamente a coleta de dados biométricos”.

O TRE-MT, assim como o Tribunal Superior Eleitoral, possuem o projeto de cadastrar 100% dos eleitores biometricamente do Estado nos próximos dois anos. Atualmente, o Estado possui 1,55 milhão de eleitores cadastrados com biometria, o que representa 72,79% do total.

 

Redação JA

Por; Daniel Dino

19, junho, 2019|