TJ dá continuidade às ações do Ribeirinho Cidadão

17/09/2018 – O projeto Ribeirinho Cidadão, realizado pelo programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) terminou, mas continua produzindo resultados. Na última quinta-feira (13 de setembro) foram entregues 116 óculos para as pessoas que foram atendidas pelos profissionais de oftalmologia, no distrito de São Pedro de Joselândia, localizado no município de Barão de Melgaço (121 km ao sul de Cuiabá).

Além da entrega que foi realizada no posto de saúde do Distrito, assessoras do programa se reuniram com a comunidade do local e verificaram a efetivação dos acordos que foram mediados durante a realização do projeto.
De acordo com a assessora Aurineide Mariano Pereira Santos da Silva, da Justiça Comunitária do TJMT o retorno ao Distrito foi muito importante. “Tivemos a oportunidade de fazer a entrega dos óculos para quem foi atendido durante a realização do Projeto e ainda, verificar o andamento de mediações que ocorreram na região como a da escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Moura, onde ficou acordado que fossem feitos ajustes nos transformadores e padrão de energia para colocar em funcionamento os aparelhos de ar condicionados, melhorar a iluminação entre outros problemas de estrutura. Podemos constatar que todos os encaminhamentos foram feitos,” destacou a assessora.
Ainda segundo a assessora o objetivo deste trabalho é acompanhar a afetividade das ações do programa. “Estamos buscando a efetivação dos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário e parceiros para saber o que foi cumprido e se não foi feito fazer os encaminhamentos necessários”, pontou Aurineide que foi acompanhada pela Neucimeiri Alves de Oliveira, que também é assessora da Justiça Comunitária.
Novas entregas – Dia 18 de setembro serão entregues 101 óculos na Agrovila das Palmeiras, no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá) e no dia 20 de setembro a equipe do programa Justiça Comunitária vai até o município de Poconé (104 km a Sul de Cuiabá), onde serão entregues 233 óculos e também serão realizadas reuniões com as comunidades que receberam os serviços.
Projeto Ribeirinho Cidadão – é uma iniciativa do Poder Judiciário Estadual e da Defensoria Pública do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Marinha do Brasil e mais 30 parceiros. A 11ª edição foi desenvolvida em duas etapas (fluvial e terrestre) e contou com mais de 10 mil atendimentos (entre acesso à justiça, à cidadania, conscientizações ambientais e acesso à saúde).
Etapas: A primeira etapa foi realizada de 2 a 7 de abril, nas comunidades dos municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço. A 2ª etapa foi realizada entre os dias 1 e 6 de julho, e atendeu a população dos municípios de Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.
Números – A 11ª Edição do Ribeirinho Cidadão, em 2018, viabilizou 10.121 atendimentos principalmente, médicos e odontológicos. Também foram distribuídos 12.193 medicamentos, 1.845 óculos; 2.412 livros/cartilhas e 4 mil mudas além da coleta de resíduos sólidos: 7.500 kg.
Leia matérias correlatas:
Por; Cleci Pavlack
[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]
17, setembro, 2018|