Santos vence em casa e assume liderança do Brasileirão

A todo vapor. É em ritmo alucinante que o Campeonato Brasileiro está e neste fim de semana, nove jogos movimentaram a 12ª rodada do torneio, que agora tem novo líder.

Numa sequência avassaladora, o Santos chegou a sexta vitória e assumiu a ponta da tabela. O Peixe recebeu o Avaí, lanterna do campeonato, com a Vila Belmiro cheia e não deu mole. Aos oito minutos de jogo o paraguaio Derlis Gonzáles abriu o placar para os donos da casa. Não demorou muito e João Paulo deixou tudo igual no placar. Ainda na primeira etapa, Soteldo fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Carlos Sánchez, dois a um Santos.

A equipe de Jorge Sampaoli voltou para o segundo tempo no mesmo apetite, e perdeu ao menos três chances claras de aumentar a vantagem. Mas somente aos 33 saiu o terceiro, com Felipe Johnathan. Final, Santos três, Avaí um. O Peixe é o novo líder do campeonato com 29 pontos.

E a liderança só veio, porque no sábado o Palmeiras teve que suar a camisa para empatar com o Vasco, em casa, por um a um. O Verdão caiu para a segunda posição, enquanto Vasco é 15º colocado. Marrony abriu o placar para a equipe carioca e Gustavo Scarpa, de pênalti, empatou para os donos da casa.

Clássico quente no Maracanã. Flamengo e Botafogo entraram em campo e deram um show à altura do clássico. Cícero abriu o placar de cabeça para o Fogão com 13 minutos de jogo. Gerson empatou com belo chute de fora da área. No segundo tempo, a virada do Mengão veio com Gabigol pegando rebote de primeira. Nono gol do artilheiro do campeonato. Diego Souza cobrou falta de longe e deixou tudo igual. Só que aos 28, Gabigol e Rafinha tabelaram, o novo lateral do Fla cruzou rasteiro e Bruno Henrique decretou a vitória. Final, Flamengo três, Botafogo dois. O Rubro Negro segue na terceira posição com 24 pontos, cinco a menos que o líder Santos. O Botafogo caiu duas posições com a derrota e está na décima posição.

Quem também venceu de virada foi o Corinthians. Fora de casa, o Timão saiu atrás no placar diante do Fortaleza. Osvaldo fez boa jogada, chutou e a bola que desviou no zagueiro Manuel e abriu o placar. A reação da equipe paulista veio no segundo tempo e começou com Boselli, que fez aos 21. Menos de cinco minutos depois foi a vez de Pedrinho. Antes do apito final, Danilo Avelar de longe fez o terceiro. Fortaleza, 14º colocado, um, Corinthians, em oitavo, três.

Duas partidas terminaram em zero a zero no domingo. Goiás e Atlético Mineiro, no Serra Dourada não balançaram a rede. O Esmeraldino está em nono lugar, enquanto o Galo se manteve na quarta posição. Chapecoense e Bahia também não comemoraram gols. A Chape está em 18º lugar, na zona de rebaixamento, enquanto o Bahia é o 11º.

No duelo de tricolores, melhor para a equipe paulista. Fluminense e São Paulo jogaram e o Tricolor do Morumbi venceu o rival carioca por dois a um. O São Paulo está no quinto lugar, já o Fluminense está na zona do rebaixamento em 17º.

O Internacional voltou a vencer, bateu o Ceará por um a zero em casa, se mantendo na sexta posição. O Vozão, apesar da derrota, permaneceu em 13º na classificação. Fora de casa, o Atlético Paranaense foi gigante e bateu o Cruzeiro por dois a zero. Essa é a terceira vitória seguida do Furacão, que ocupa a sétima posição. Apesar do bom desempenho nos mata-matas, a Raposa se encontra em situação delicada e está em 16º, primeiro time fora da zona do rebaixamento.

Nesta segunda, uma partida fecha a 12ª rodada. CSA e Grêmio jogam no Rei Pelé à partir das oito da noite, horário de Brasília.

 

Por; Raphael  Costa/ AG Brasil

Foto; Ivan Storti/ Santos

29, julho, 2019|