Projeto busca ressocialização em Comarca de Quatro Marcos

Na busca pela adoção de políticas públicas que efetivamente promovam a recuperação do reeducando para o convívio social, a juíza da comarca de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá), Lílian Bartolazzi L. Bianchini, assinou parceria junto à diretoria da Cadeia Pública e os integrantes do Núcleo do Curso de Psicologia para a efetivação do projeto Reconstruindo Elos: um Caminho para a ressocialização.

O projeto foi firmado na última sexta-feira (5 de abril) e prevê reuniões semanais compostas por quatro grupos de acadêmicos de psicologia, que estarão sob a supervisão do professor do curso e contarão com a participação dos reeducandos do sistema prisional. Os encontros serão realizados das 13h30min às 15h30min.

 

A importância da adoção de políticas que efetivamente promovam a recuperação do detento no convívio social está previsto na Lei de Execução Penal e seus dois eixos: punir e ressocializar. “Este projeto é fruto de uma parceria deste Juízo e tem como objetivo ajudar os institucionalizados na busca pela ressocialização”, pontuou a juíza responsável pelo projeto.

 

De acordo com a portaria 04/2019-GAB, o projeto considera a lei 7.210/84 (Lei de Execução Penal) e busca — além do apenamento do sujeito que errou — proporciona condições de integração social do condenado. Prezando ainda pela troca de experiências entre os integrantes dos grupos, por meio da partilha, conquista de laços de confiança e, por fim, oportuniza momentos de reflexão para cada um dos reeducandos.

 

Veja a Portaria AQUI

 

Por; Ulisses Lalio/ TJMT

Foto; Reprodução

10, abril, 2019|