Presidente do TJMT destaca importância da integração entre instituições do Judiciário

Em demonstração de sintonia, integração e cooperação entre as instituições que compõem o Poder Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha destacou a importância da troca de experiências entre os tribunais durante a abertura do 8ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs (Coleprecor) e 4º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho.

Os eventos tiveram abertura simultânea na sede do Tribunal Regional do Trabalho do Estado (TRT-MT), na tarde desta terça-feira (29 de outubro) com foco de aperfeiçoar conhecimentos e aprimorar gestão.

O desembargador-presidente, que compôs a mesa de autoridades, destacou que esse é um evento que congrega, se tornando engrandecedor para que as boas práticas desenvolvidas possam ser utilizadas por outros tribunais.

“É de grande importância a cooperação entre as instituições e a convergência para um único objetivo: a prestação de serviço com qualidade para a sociedade, com inclusão social e com menor impacto ambiental. A sociedade do Século XXI exige instituições capazes de dialogar em busca de soluções conjuntas para problemas comuns”, ressaltou o magistrado.

Carlos Alberto Alves da Rocha citou que o tribunal mato-grossense se fará presente no evento por meio dos servidores do Núcleo Socioambiental do TJMT e também da Coordenadoria Judiciária, quando a coordenadora, Marielly Steinmetz participará do painel sobre acessibilidade e inclusão, compartilhando o case de sucesso implantado na justiça estadual por meio da contratação de surdos que atuam no Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux) e na Secretaria Auxiliar da Presidência, com a digitalização de processos.

Ainda em seu pronunciamento, o presidente do TJMT ‘plantou a semente’ às autoridades dos tribunais do trabalho de todo país para a realização de um encontro conjunto entre as duas instituições. “Lanço essa ideia aos presidentes dos tribunais de justiça e dos TRT’s para esse encontro, que seria de real valia e primordial para a troca de conhecimentos, pois os objetivos de ambos são a melhoria dos serviços, da prestação jurisdicional. Deixo aqui plantada essa semente no sentido de fortalecer a integração dos órgãos, especialmente aquelas que compõem o sistema de justiça.

A presidente do TRT mato-grossense, desembargadora Eliney Veloso também destacou a importância dessa integração entre as instituições do Judiciário, por ocasião dos dois eventos que ocorrem na sede do TRT, em Cuiabá.

“É importante que os  órgãos do Poder Judiciário estejam sempre com essa conversa, trocando experiência, porque às vezes uma boa ideia que já está implementada pode ter aproveitamento em outros tribunais. Importante que a gente faça essa troca para que possamos aprimorar as políticas públicas”

 

Por; Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro / TJMT

30, outubro, 2019|