PECUÁRIA : Acrimat comemora reabertura do mercado russo para a carne brasileira

31/10/2018 –  A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) comemorou a decisão da Rússia em reabrir o mercado para a carne brasileira, conforme anunciado, no início da tarde desta quarta-feira (31.10), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

            Em vídeo, Maggi afirmou que recebeu a notícia durante a missão comercial à China e aos Emirados Árabes da qual participa. Ele parabenizou o governo brasileiro, o Mapa e também os produtores brasileiros.         Para o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, a reabertura do mercado russo é uma conquista conjunta entre o governo federal e as entidades do setor.

            “A decisão reforça a importância da carne brasileira e o reconhecimento das condições sanitárias que o Brasil já adota e a excelente qualidade do nosso rebanho. O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, com 249 milhões de cabeças, e é o segundo maior produtor de carnes e, certamente, com a reabertura do mercado russo haverá um aumento significativo na demanda, já que a Rússia chegou a ser responsável por aproximadamente 10% das nossas exportações”, afirmou Marco Túlio.

            Ele reforçou que desde o anúncio do embargo – em dezembro do ano passado -, uma força-tarefa entre o Mapa, produtores, entidades presentativas da cadeia produtiva da carne vinham trabalhando juntos para reverter a situação. Além da carne bovina, a Rússia também voltará a importar a carne suína produzida no Brasil.

Exportação de carne bovina para Rússia

Em toneladas

  • Mato Grosso para Rússia em 2017: 16,16 mil toneladas
  • Brasil para a Rússia em 2017: 179,54 mil toneladas

Em receita

  • Mato Grosso para Rússia em 2017: US$ 42,19 milhões
  • Brasil para a Rússia em 2017: US$ 452,58 milhões

Atualizada em 01/11/2018

Da Assessoria

31, outubro, 2018|