PCEL vence primeira eleição do Programa Voto Consciente 2019

Dando sequência ao Programa Voto Consciente, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realizou nesta segunda-feira (04.11) a eleição na Escola Estadual Leovegildo de Melo. Em uma disputa acirrada, com apenas seis votos de diferença entre o primeiro e o segundo colocado, foi eleito o Partido da Cultura Esporte e Lazer. Em sua ‘plataforma de propostas’, os alunos do partido prometeram, e já cumpriram:

– promover a união, participação dos alunos no momento esportivo: com futebol, handebol, vôlei e basquete, criar o cine conhecimento, e ainda o uso nas dependências da escola de frases motivacionais de desenvolvimento pessoal.

Na opinião do professor Gabriel da Silva Pereira, que é o coordenador do Programa na Escola Leovegildo, já existem bons frutos da iniciativa. “A implantação do Voto Consciente ela veio em boa hora. A nova coordenação tinha o interesse de estimular o protagonismo estudantil, onde os alunos atuam em prol da escola e deles mesmos. Muitos dos partidos tiveram propostas extremamente interessantes para Unidade Escolar, como o esporte de cada dia; nós tivemos a implantação de uma rádio, onde eles puderam colocar em voga a individualidade deles por meio das músicas que eles queriam ouvir, tivemos uma campanha de arrecadação de alimentos e de roupas, uma conferência que foi a entrega desses materiais para a Casa do Imigrante… Foram vários os projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes orientados pelos professores, então foi fantástico tudo o que aconteceu aqui”.

A reflexão política também avançou na escola na opinião do aluno Ryan Mendes. “Aumentou o debate político na escola, não são todos, porque têm muitos que não se importam mesmo com a política, não conseguem entender a relação direta entre políticos e a sua vida. Vimos aqui na escola que alguns partidos prometeram e não cumpriram, então acredito que esta eleição foi definida por isso, em quem fez o que falou que ia fazer”.

Nesta terça-feira (5.11) a eleição acontece na Escola Estadual Maria Leite Marcoski, confira o calendário da eleição do Programa Voto Consciente:

6/11/2019: Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller

7/11/2019: Escola Estadual José Magno

8/11/2019: Escola Estadual Júlio Strubing Müller

O Programa Voto Consciente foi criado em 2011 pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com a Seduc-MT. Ele tem como objetivo estimular a consciência cívica em jovens do ensino médio, fortalecendo princípios éticos e estimular a participação política livre, democrática e consciente.

Por ano, 5 escolas públicas são selecionadas para participar do projeto. Cada unidade escolar escolhe 25 alunos do ensino médio, que se dividem em grupos de 5 membros. Cada grupo representará um partido. As siglas partidárias já são definidas no projeto: PEMA (Partido da Educação e do Meio Ambiente), PEC (Partido da Ética e Cidadania), PCEL (Partido da Cultura, do Esporte e Lazer), PRD (Partido do Respeito às Diversidades) e PDVS (Partido do Direito à Vida e à Saúde). Os candidatos, portanto, não são pessoas e sim políticas públicas, promovendo entre os alunos a discussão sobre a importância da implementação dessas políticas para o país, para a comunidade escolar, reforçando nos jovens a educação política na qual privilegie os valores que emergem da natureza da democracia participativa.

Em cada escola é realizado um evento para o lançamento das propostas dos partidos aos alunos eleitores e, a partir dessa data, inicia a campanha eleitoral na qual os integrantes dos partidos já colocam em prática as propostas apresentadas. Ao término da campanha, prestam contas aos eleitores da execução das propostas, ocorrem as eleições e, ao final, a diplomação dos partidos vencedores.

Por; Daniel Dino /TRE-MT​

5, novembro, 2019|