Outubro Rosa: médico falará sobre câncer de mama

22/10/2018 – O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da equipe do ambulatório (vinculado ao Programa Bem Viver) realiza a campanha ‘Outubro Rosa’ que visa à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Nos dias 22 e 23 (outubro), o Poder judiciário mato-grossense receberá o mastologista e oncologista Luciano Florisbelo que ministrará palestras sobre o tema.

 

O evento inicia às 16h, do dia 22 de outubro, no auditório Gervásio Leite no Palácio de Justiça. Já no dia 23 a palestra será no auditório do Fórum de Cuiabá. O especialista orientará sobre a técnica mais eficiente para fazer o autoexame durante o banho, identificar e diferenciar nódulo de um cisto, sobre o momento de se fazer a mamografia, sobre as fases da doença e do tratamento.

 

De acordo com a enfermeira responsável pela campanha, Etiane Cristine Andrade, o evento é muito importante para conscientizar sobre as doenças. “Nós temos o objetivo de trazer informações de como descobrir precocemente esse tipo de doença e ouvir a palestra, também podem propagar as informações para suas amigas e familiares”, pontou.

 

Além disso, Etiane alertou que o autocuidado é essencial. “Nós sabemos que o câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres hoje em dia. Mas precisamos falar que há um pequeno indicie de casos em homens. Escolhemos um mês no ano para chamar a atenção para o autocuidado. Essas doenças se descobertas no início são mais fáceis de tratar e têm bom índice de remissão. Boa parte das mulheres, deixa de lado esse cuidado de si. Seja pela correria do cotidiano, seja pelo corre-corre acabam deixando para depois e o depois não chega. Os cuidados devem ser feitos o ano todo, com hábitos de vida saudável, boa alimentação e uma forma de se autoconhecer”.

 

A programação referente ao Outubro Rosa se estenderá durante todo o mês de outubro no TJ com distribuição de material educativo; dias de beleza; depoimentos de servidoras que enfrentaram a doença; dicas de médicos e psicólogos; e um mural de vivências no qual os servidores poderão falar sobre suas experiências. Nas comarcas o mês também será marcado com palestras educativas e ações do Bem Viver.

 

No sábado (dia 27 de outubro), está marcada a ‘Caminhada’ de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação acontecerá no Parque das Águas, às 7h. A proposta da mobilização é a conscientização, cuidados e prevenção ao câncer de mama.

 

Por; Ulisses Lalio/TJMT/ Foto; Reprodução

22, outubro, 2018|