Novos diretores de escolas estaduais tomam posse em MT

22/12/2018 – A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) empossou na tarde desta quinta-feira (20.12) os 548 profissionais da educação que foram eleitos para a função de diretores escolares na rede estadual com mandato para o biênio 2019/2020.

Em Cuiabá, a solenidade de posse foi realizada no Palácio Paiaguás e contou com a presença de 141 diretores das escolas estaduais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger.

De forma simultânea, outros 433 diretores foram nomeados nos demais municípios de Mato Grosso. Nas unidades escolares onde não houveram candidatos, o diretor será escolhido por meio de indicação, de acordo com a portaria 551/18.

Conforme destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide kliemaschewsk, ao tomarem posse, os diretores assumem um compromisso com a sociedade mato-grossense, compromisso esse que será alicerçado por três eixos importantes na gestão pública, que é o pedagógico, o administrativo e o de infraestrutura.

“O diretor é responsável pela articulação e mediação de todos os processos vivenciados nesses três eixos dentro da unidade educacional. Sabemos que ser gestor não é uma missão muito fácil, mas com fé, coragem e muito trabalho é possível alcançar os resultados educacionais dentro dos princípios de eficiência, eficácia e efetividade”.

Para a diretora Simone Cristina Rubim, eleita para a EE Governador Garcia Neto, em Várzea Grande, o gestor precisa ter muita coragem e dedicação, trabalhando sempre com foco na aprendizagem do aluno.

A escola Garcia Neto, que atende 536 alunos no ensino fundamento do 1º ao 9º ano, ficou sem diretor em 2018 e Simone Rubim assumiu o cargo por meio do processo de indicação. “A comunidade me acolheu em 2018, aceitou e gostou do meu trabalho. Para mim, a vitória nessa eleição foi uma coroação desse trabalho”.

Atendimento

A rede estadual de ensino de Mato Grosso conta com 768 unidades escolares, atendendo uma média de 400 mil alunos.

Das 768 escolas, 40 são em tempo integral (39 plenas e uma voltada ao esporte) e oito escolas militares (sete dirigida pela Polícia Militar e uma pelos Bombeiros).

Gestão Democrática

No processo de escolha para a função de diretor das escolas públicas estaduais de Mato Grosso, conforme a Lei nº 7.040/98 de Gestão Democrática, foram inscritos 837 candidatos, resultando em 548 profissionais da educação eleitos pela comunidade escolar.

 

22, dezembro, 2018|