Novo documentário de Luiz Marchetti conta a trajetória do Instituto Ciranda

29/10/2018 – Uma incursão pelos 15 anos do Instituto Ciranda – Música e Cidadania. Dirigido por Luiz Marchetti, o documentário “A Ciranda e o Tempo” estreia nesta quinta-feira (01), às 20h no Cine Teatro Cuiabá, com entrada franca.

Dinâmico, com 20 minutos de duração, o trabalho retrata o cotidiano da escola de música social e seus vários polos de ensino espalhados por Mato Grosso.

Com fotografia autoral, o inquieto cineasta cuiabano e sua equipe acompanham o maestro Murilo Alves e seus muitos jovens estudantes em aventuras musicais e histórias de vida transformadas pela música.

“Um retrato profundo do trabalho realizado pelo Instituto Ciranda que destaca a música como grande protagonista desse processo educacional que traz vivências e proporciona reflexões, resultando, acima de tudo, em transformação social”, comemora o presidente do Instituto Ciranda, Murilo Alves.

O olhar sensível de Luiz Marchetti chega aos vilarejos, distritos e cidades que abrigam polos de ensino do Instituto Ciranda. “A peripécia começa com uma questão de audiovisual. É possível resumir em 20 minutos um retrato de 15 anos do ensino musical como ferramenta cidadã? As questões aqui vão além da publicidade. É um desdobramento entre arte contemporânea e esse formato audiovisual no cenário atual”, adianta Marchetti.

João Carro e Água Fria

No ano em que o Instituto Ciranda celebra seu 15° aniversário, com polos de ensino em Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Campo Verde e Várzea Grande (Cristo Rei), Rondonópolis e Poconé o Ciranda consolida seu programa de expansão com duas novas escolas nas comunidades de João Carro e Água Fria. Os jovens desses dois distritos de Chapada dos Guimarães vêm à Cuiabá no mesmo dia 01 de novembro, para uma apresentação especial no Espaço CDL, às 15h. Depois os estudantes de música seguem para o Cine Teatro Cuiabá para a estreia do documentário. O concerto à tarde também tem entrada franca.

Em 2018 o Ciranda passou a atender mais de 500 jovens estudantes de música em importantes regiões de Mato Grosso. Desde sua criação, fevereiro de 2003, a instituição vem, ano após ano, transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos.

“São milhares de crianças, adolescentes e jovens que nesses 15 anos têm acessado o ensino gratuito de música em Mato Grosso, milhares de famílias impactadas por um programa de ensino musical”, conclui Murilo Alves.

 

  

A Ciranda E O Tempo

DOC- Luiz Marchetti 20min, 2018

Trilha sonora: ORQUESTRA SINFONICA JOVENS DE MATO GROSSO

Realização  INSTITUTO CIRANDA MUSICA E CIDADANIA

Ano de Produção: 2018

Estado/País de produção: Mato Grosso/ Brasil

Duração: 20 min

Direção: Luiz Marchetti

Produção: CALM CENTRO AUDIO VISUAL LUIZ MARCHETTI

Produção executiva: DANIELA ARANTES

Edição, correção de cor e Montagem: Jessica Ribeiro

Operação de câmera/Fotografia: Luiz Marchetti, Juliana Segovia, Junior Kawano

Roteiro: Luiz Marchetti

Edição, correção de cor e Montagem: Jessica Ribeiro

Som: Amanda Lima

SERVIÇO

Estreia do documentário “A Ciranda e o Tempo”

01 de novembro às 20h

Cine Teatro Cuiabá

Entrada Franca

Luiz Marchetti (65) 98131 4145

Maestro Murilo Alves (65) 99920 0809

Instituto Ciranda (65) 3623 1239

Concerto Ciranda João Carro e Água Fria

01 de novembro às 15h

Espeço CDL

Entrada franca

Instituto Ciranda (65) 3623 1239

 

Da Assessoria

29, outubro, 2018|