Bancos não abrem durante o Carnaval; veja o horário de funcionamento

O horário dos bancos durante o carnaval de 2024 será especial, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A festividade, que este ano acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, conta com dois dias da semana útil em que as instituições financeiras não funcionam.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro os bancos não abrem. Contudo, na quarta-feira de cinzas (14), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.

A entidade ainda informa que nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, para que o atendimento presencial ao público seja de no mínimo 3 horas nesta data.

Pagamentos estarão disponíveis nestas datas?

Em relação a transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências, a Febraban orienta que os clientes realizem as atividades financeiras em canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos. Vale ressaltar, no entanto, que cada instituição define o funcionamento de serviços específicos e por isso é importante consultar no seu banco quais funções estarão ativas nessas datas.

Além disso, carnês e contas de consumo como água, energia e telefone com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os tributos normalmente já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais. Porém, caso isso não ocorra no seu documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico de cada instituição.

Se você for aproveitar o carnaval de rua, confira esta matéria para saber dicas de como proteger suas contas bancárias de golpe. É importante estar atento às fraudes mais comuns para evitar dificuldades durante o período de fechamento dos bancos.

Por: camila.talarico@estadao.com / Foto: Adobe Stock