Município solicita parceria do Juvam para plantio de mudas durante Ribeirinho Cidadão

19/02/2019- Aproveitando os atendimentos realizados pelo Ribeirinho Cidadão nessa segunda-feira (18 de fevereiro) no distrito de São Lourenço de Fátima, a equipe do Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) atendeu solicitação do município de Juscimeira (157km a sul de Cuiabá) após o plantio de mudas em uma das cachoeiras da localidade. A procura por parte do município se deu em virtude do trabalho que o Juizado vem desenvolvendo quanto à distribuição de mudas durante o Ribeirinho para a recuperação de espaços públicos e conscientização acerca da preservação ambiental, como explicou o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino.

“Hoje foi realizado o plantio de mudas nativas ao redor da Cachoeira do Bispo. Em razão disso, houve uma solicitação para que a gente possa futuramente disponibilizar mudas específicas para recuperação nessas áreas aqui na região”, complementou o conciliador.

A diretora do Meio Ambiente de Juscimeira, Cássia Soares Marques, afirmou que essa parceria será muito boa. Ela disse que o fato de o Ribeirinho Cidadão estar na comunidade auxiliou muito a solicitação da parceria. “Futuramente temos outras áreas verdes para replantar. A degradação é muito grande e, por isso, entramos em contato com os parceiros para fazer o reflorestamento. O Ribeirinho Cidadão certamente ajudou a firmar essa parceria com o Juvam e vai ser ótimo”, ressaltou.

A creche municipal também foi lembrada pela equipe do Ribeirinho Cidadão e recebeu a doação de 70 toalhas para as crianças que frequentam a unidade. Além disso, foram ofertados serviços de saúde, atendimentos jurídico, médico, social, de cidadania e lúdicos à comunidade.

Casamento – Para fechar o dia com chave de ouro, a cerimônia do casamento social oficializou a união de nove casais. Um lindo ambiente foi preparado para celebrar o matrimônio.

Silas da Silva Cardoso e Raianny Lopes de Oliveira Cardoso fizeram questão de estar vestidos a caráter para esse momento tão especial. Eles estão juntos há 10 anos, têm dois filhos e aproveitaram a oportunidade da parceria entre o Ribeirinho Cidadão e o município de Juscimeira para registrar no papel o relacionamento. “A gente sempre quis oficializar o nosso casamento, mas não tínhamos oportunidade e agora não perdemos tempo. Estou muito feliz”, disse Raianny.

A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Silvani Gomes, falou que este é um dia muito especial, graças a essa parceria com o Ribeirinho Cidadão. “Hoje é um grande dia para nós e para esses casais. Estamos aqui com o Ribeirinho para realizar sonhos. Tudo foi feito com muito amor e carinho porque todos merecem”.

Presença – O juiz Alcindo Peres da Rosa, diretor do Foro de Juscimeira, fez questão de comparecer ao mutirão. Ele falou da satisfação de sediar o evento e da importância para a comunidade ter a presença desse projeto. “É sempre um prazer poder receber serviços dessa envergadura, trazendo cidadania em todas as esferas. A comunidade de São Lourenço de Fátima é bastante carente, com dificuldade de acesso a esses serviços pela distância da cidade. O Tribunal se empenha nesse projeto, visando a cidadania e estreitando laços com o cidadão. Sabemos que acabou aquela fase do juiz ficar em seu gabinete, ele precisa estar em contato direto com o cidadão”, afirmou o magistrado.

Nesta terça-feira (19 de fevereiro), das 8h às 12h, os atendimentos vão ser realizados na aldeia Gomes Carneiro e, das 14h às 18h, na comunidade Lambari.

Por; Dani Cunha

19, fevereiro, 2019|