Mais de 10 mil condutores já baixaram o Licenciamento Veicular Digital

Em pouco mais de 40 dias de funcionamento, o serviço de Licenciamento Veicular Digital (CRLV Digital) foi baixado por 10.187 mil condutores em Mato Grosso. A versão eletrônica do documento, de porte obrigatório no trânsito, foi desenvolvida para utilização por meio de smartphones e está disponível junto à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital em apenas um aplicativo.

A versão digital contém todas as informações do documento impresso e possui a mesma validade jurídica, podendo apresentá-lo às autoridades de trânsito durante abordagens de rua. Antes de baixar o documento digital, o proprietário do veículo precisa ter pago o licenciamento do ano de 2018.

Para acessar o CRLV Digital basta fazer o download do aplicativo “Carteira Digital”, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV Digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel, mesmo sem internet.

Uma das vantagens da versão eletrônica é a possibilidade de compartilhar o documento com até cinco pessoas que utilizem o mesmo veículo, desde que essas pessoas já tenham instalado o aplicativo no celular.

A implantação de recursos que facilitem o acesso do cidadão aos serviços ofertados pelo Departamento Estadual de Trânsito em Mato Grosso (Detran-MT) é uma das prioridades da atual gestão.

“Estamos modernizando tanto o atendimento ao usuário quanto às instalações das Ciretrans e a própria sede do Detran”, afirma o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcellos.

Segundo ele, a disponibilidade do CRLV Digital é um dos exemplos desse trabalho de modernização.

“Hoje o condutor pode baixar o licenciamento do seu veículo no aparelho celular e não precisa mais utilizar o documento impresso. É uma ação do Detran-MT que facilita a vida do usuário”, destaca.

Passo a passo

Para obter o documento eletrônico é preciso fazer o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. O usuário receberá um e-mail e deverá clicar no link para ativar o cadastro.

Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou CRLV digitais. Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel. O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A autenticidade do CRLV Digital é garantida pelo QR Code que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento.

 

Por; Carolina Alonso/Lidiana Cuiabano | Detran-MT

7, agosto, 2019|