Juiz de MT lança livro no Brasil e Europa sobre ‘Controle de Constitucionalidade’

O juiz Wanderlei José dos Reis, titular da 1ª Vara Especializada de Família e Sucessões de Rondonópolis (212 km a sul de Cuiabá), acaba de lançar, na carreira de escritor, o nono livro intitulado “Controle de Constitucionalidade: Teoria e Evolução”, que é também o segundo livro dele lançado na Europa. A obra é dirigida a acadêmicos e operadores do Direito em geral e faz uma verificação minuciosa da evolução da jurisdição constitucional no Brasil, com ênfase para o estágio atual.
Na obra, magistrado faz uma análise crítica do que se deu ao longo da história do constitucionalismo brasileiro, os avanços e retrocessos experimentados em cada período, com vistas, sobretudo, à compreensão dos mecanismos existentes na atualidade contemplados na Constituição de 1988 e sua interpretação.
A publicação também demonstra a construção do controle de constitucionalidade no Direito brasileiro em torno do Supremo Tribunal Federal (STF), o consequente crescimento da importância conferida à Corte, como guardiã máxima da Constituição, a consolidação na atualidade e as modernas tendências da jurisprudência na fiscalização da constitucionalidade de leis e atos normativos.
Wanderlei Reis é pós-doutor e doutor em Direito e mestre em Direito Constitucional, além de cursar o segundo doutoramento em Ciências Jurídico-políticas na Universidade de Lisboa (Portugal), professor formador da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e membro titular da Academia Mato-grossense de Letras (AML) e da Academia Mato-grossense de Magistrados (AMA). Ele já publicou outros oito livros – “Direito Penal para Provas e Concursos (4ª ed.)”, “Recursos Penais”, “Temas de Direito Penal”, “Diretoria de Foro e Administração Judiciária”, “Toga e Pelerine”, “Tribunal do Júri”, “Tutela Penal Ambiental” e “Princípios Constitucionais” –, além de mais de 150 artigos no Brasil e Europa.
A obra está disponibilizada com três ISBN (International Standard Book Number), dois na versão para o Brasil (impressa e digital) e outro para a versão impressa de Portugal e da Espanha.
As obras do magistrado escritor podem ser acessadas pelo site nacional  e internacional da editora.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
23, outubro, 2019|