Governador visita penitenciária e garante conclusão de obra

O governador Mauro Mendes garantiu, nesta quarta-feira (27.02), que o Estado concluirá a obra da penitenciária estadual para jovens adultos que está sendo construída na área rural de Várzea Grande. Ele visitou a obra pela manhã, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, do desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, e da equipe técnica da administração penitenciária.

A penitenciária é fruto de um convênio federal com o Ministério da Justiça, sendo 79% do valor provenientes da União e o restante de contrapartida do Estado, com valor inicial de R$ 26,993 milhões. A estrutura contempla dois blocos para carceragem, com 1.008 vagas, além de áreas administrativas, de saúde e educação, estrutura completa de abastecimento de água e tratamento de esgoto e guaritas de segurança, todos já construídos.

“Fizemos um compromisso de que nos próximos quatro a cinco meses, o Estado irá aportar esse recurso para que possamos finalizá-la e colocar à disposição do Sistema Penitenciário”, reforçou o governador.

Estrutura contempla dois blocos para carceragem, com 1.008 vagas, além de áreas administrativas

A conclusão da nova penitenciária ampliará a capacidade de vagas, desafogando, por exemplo, as unidades da região metropolitana de Cuiabá. “É uma obra fundamental para reforçar a estrutura de segurança do Sistema Penitenciário, contribuindo para que possamos reduzir o déficit de vagas”, complementou Alexandre Bustamante, acrescentando que a obra está com 79,30% de conclusão.

Acompanharam também a visita os secretários adjuntos de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, e de Administração Sistêmica do Sistema Penitenciário, Maria José Garcia; equipes técnicas da Secretaria de Segurança Pública e da construtora responsável pela obra.

 

Por; Raquel Teixeira / Secom

27, fevereiro, 2019|