“Fui sabotado como a Maria da Paz”, diz vencedor do Bake Off

Na expectativa de vencer o Best Cake para pagar suas dívidas, Maria da Paz (Juliana Paes) acabou desclassificada logo na primeira prova. A massa de seu bolo foi sabotada por outra competidora. A injustiça mostrada em “A Dona do Pedaço” não acontece somente na ficção.

Ricardo Daudt passou nervoso no Bake Off Brasil ao ter um preparo ‘roubado’ por um adversário no programa
Ricardo Daudt passou nervoso no Bake Off Brasil ao ter um preparo ‘roubado’ por um adversário no programa

Foto: SBT / Divulgação

O campeão da quarta temporada do “Bake Off Brasil – Mão na Massa”, Ricardo Daudt, também foi prejudicado por um adversário no programa de confeitaria do SBT.

Em conversa com o Terra, o cake designer contou detalhes desse episódio e opinou a respeito da trajetória agridoce de Maria da Paz.

Indignada por ter sido desclassificada, Maria da Paz ao lado da competidora que sabotou sua massa de bolo
Indignada por ter sido desclassificada, Maria da Paz ao lado da competidora que sabotou sua massa de bolo

Foto: TV Globo / Divulgação

Na novela, Maria da Paz começou vendendo bolo na rua e construiu um império. Você também pensou grande ao começar na confeitaria?

Comecei fazendo encomendas na cozinha da casa da minha mãe. Como o espaço era usado para o almoço e o jantar da minha família, eu trabalhava de madrugada. Virava a noite produzindo doces. Logo tive que alugar um imóvel para produzir mais e deixei meu trabalho como corretor de imóveis para me dedicar exclusivamente à confeitaria. Após entrar no Bake Off Brasil, resolvi mudar para São Paulo. Aqui estou fazendo muitos eventos, cursos e palestras, por isso ainda não abri minha confeitaria. Mas pretendo fazer isso em breve. Adoro o contato direto com clientes.

A personagem de Juliana Paes tem criações exclusivas que se tornaram marca registrada, como o bolo de chocolate com morango. Quais receitas representam a sua confeitaria?

Minhas receitas são famosas por não serem muito doces, enjoativas. Sempre uso ingredientes de máxima qualidade e não abuso do açúcar. Opto por chocolates mais amargos, para dar um equilíbrio ao doce. Meus bolos caseiros são famosos.

Maria da Paz se inscreve no reality de confeitaria na esperança de dar a volta por cima. Para você, o Bake Off Brasil também representou uma virada na vida?

Foi um grande divisor de águas na minha história. Até então eu não era muito conhecido, morava numa cidade pequena no Rio Grande do Sul, e hoje sou famoso no Brasil inteiro. O programa abriu muitas portas, deu visibilidade ao meu trabalho. Isso é muito gratificante.

Na trama, uma concorrente sabota a massa de bolo de Maria da Paz, que é desclassificada do concurso. Viveu algo parecido no Bake Off Brasil ou em outra situação profissional?

Como em qualquer competição, precisamos sempre estar bem atentos, pois concorrência existe em todo o lugar. No programa vivi uma situação onde fiz um preparo, levei ao freezer e, mais tarde, quando voltei para pegar, outro participante tinha usado. Na hora, a pressão sobe, mas hoje somos grandes amigos. No lado profissional, sofri sim algumas rasteiras, uma delas foi o motivo por ter fechado minha empresa no Sul e ter mudado para São Paulo.

O confeiteiro e cake designer durante participação no programa Mulheres, da TV Gazeta
O confeiteiro e cake designer durante participação no programa Mulheres, da TV Gazeta

Foto: Instagram / Reprodução

Você gosta de assistir à programas de confeitaria e gastronomia?

Sou viciado em atrações do gênero. Adoro as produções do Food Network, o MasterChef e acompanho também o Bake Off de outros países. Sempre aprendo alguma técnica nova, uma mistura interessante de sabores.

Hoje, você tem o status de campeão de reality de confeitaria. Arriscaria seu prestígio participando de outra competição?

No momento, não tenho a intenção de participar de outro reality. Talvez, daqui a algum tempo, poderei mudar de ideia.  Estou focado na minha carreira e na agenda de eventos de confeitaria. Reality é muito bom, eu vivi intensamente cada segundo da competição, aprendi muito, mas, ao mesmo tempo, gera desgaste emocional gigante. É necessário ter muita estrutura física e mental para aguentar o ritmo e a pressão.

Já testou algum bolo da Maria da Paz?

Ainda não, mas quero reproduzir alguns deles em breve. Ela tem um bolo de canela bem famoso, e eu uso bastante essa especiaria em minhas receitas, sempre em pouca quantidade, apenas para dar um toque diferente.

 

Por; Jeff Benício/ Foto: SBT / Divulgação

21, outubro, 2019|