Emanuel Pinheiro confirma inauguração do HMC e apresenta plano de ativação do hospital

27/12/2018 – Faltando apenas um dia para a abertura do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho, onde funcionará também o novo pronto socorro, o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu a imprensa, no auditório do Palácio Alencastro, para falar sobre o plano de ativação do hospital e esclarecer todas as dúvidas dos repórteres.

Pinheiro comentou que o Plano de Ativação já foi apresentado e aprovado pelo Ministério da Saúde. “Há quatro meses não temos manhã, tarde e noite, porque estamos trabalhando incessantemente para a abertura do HMC. O trabalho que realizamos dentro destes quatro meses levaria um ano e meio se seguíssemos um prazo normal. É um programa vitorioso, que inclusive foi bastante elogiado no Ministério. Este novo hospital representa uma virada de página na saúde pública da capital e do estado”, disse.

O prefeito revelou que o atual Pronto Socorro Municipal tem uma despesa mensal de R$ 14.972,142, incluindo serviços médicos hospitalares, medicamentos e materiais, serviços administrativos, pessoal e encargos, entre outros e que a meta é que com este novo hospital se consiga fazer uma economia de pelo menos 10%, sem interferir na qualidade dos serviços prestados.

Em relação às contratações, Emanuel explicou que a previsão é que sejam abertas 1.243 vagas que, a princípio, começarão a ser preenchidas paulatinamente, à medida que for sendo realizada a transição do atual Pronto Socorro para o HMC e que, posteriormente, será realizado um concurso público para o preenchimento total destas vagas.

Nesta sexta-feira (28) será aberta a 1ª etapa do HMC, com a inauguração da Ala Ambulatorial, que contará com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias. Na segunda etapa, que será inaugurada em 29 de janeiro de 2019, serão abertas as enfermarias, contendo farmácia, duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.

Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia. “Finalmente, no dia 08 de abril, aniversário de 300 anos de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho estará 100% em funcionamento”, completou o prefeito.

“Nesta sexta-feira, às 19:30 vamos inaugurar o maior hospital de Saúde pública da história de Mato Grosso e da história dos 300 anos de Cuiabá. Infelizmente não teremos a presença do presidente Michel Temer. Ele cancelou todas as presenças no programa Chave de Ouro. Quem irá representar o Governo Federal no evento será o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun e o ministro dos Transportes, Valter Casimiro”, finalizou.

 

 

Por; Roberta Penha/ Foto; Luiz Alves

 

27, dezembro, 2018|