Eleições para Conselho Tutelares terão 355 urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) fará o empréstimo de 355 urnas eletrônicas e fornecerá suporte técnico para realização das Eleições para os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (CMDCAs). As urnas eletrônicas serão utilizadas em 17 municípios, onde 568 candidatos irão disputar o pleito no dia 06 de outubro, com 924.626 eleitores aptos a votar. Nos demais municípios do Estado onde haverão a escolha de conselheiros tutelares, a eleição será realizada em urnas de lona, também fornecidas pelo TRE-MT.

“É importante deixar claro que a eleição de total responsabilidade dos Conselhos Tutelares. A participação da Justiça Eleitoral será no fornecimento das urnas eleitorais já devidamente carregadas com os nome dos candidatos e dos eleitores aptos. Todo o cidadão que até 15 de julho de 2019 estava regularmente inscrito no Cadastro de Eleitores está apto a participar desta votação”, destacou o coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE, Ailton Lopes.

Além das urnas eletrônicas e urnas de lona, o TRE-MT irá fornecer a lista de eleitores aptos a participarem desta eleição. O material foi organizado por uma comissão composta por servidores da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia de Informação do TRE-MT. Também foi disponibilizado um treinamento em EAD para os mesários que irão trabalhar no dia do pleito.

Pela Lei Federal nº 12.696/12, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, a eleição dos Conselhos Tutelares deve ser realizada a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.  As listas de eleitores serão fornecidas a todos os CMDCAs que fizeram a solicitação ao TRE-MT.

 

Assessoria TRE

21, setembro, 2019|