Desembargadora do TJMT participa de evento nacional sobre a mulher juíza

A desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, participou do “1º Curso Nacional A Mulher Juíza – Desafios na carreira e atuação pela igualdade de gênero”, realizado entre os dias 15 e 17 de maio na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília.

Participaram do evento grandes juristas brasileiras, como as ministras do STF Rosa Weber e Cármen Lúcia, a vice-presidente do STJ, Ministra Maria Thereza de Assis Moura, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, bem como magistradas de outros países, dentre elas a ministra da Suprema Corte de Justiça do Nepal Sapana Pradhan Malla, a ministra da Suprema Corte de Justiça do México Margarita Beatriz Luna Ramos e a diretora executiva do Instituto de Educação Judicial Sul-Africano Gomolemo Moshoeu.

Foram promovidas oficinas com propostas e sugestões para buscar a paridade de gênero em todos os segmentos do Poder Judiciário brasileiro, compartilhadas as experiências das magistradas, discutidos os cenários de gênero na magistratura, apresentado um diagnóstico da participação feminina no Poder Judiciário, dentre outras abordagens.

“É preciso atingir a igualdade, até porque, além de ser um objetivo de desenvolvimento proposto pela ONU, a igualdade de gênero é fixada na nossa Constituição como o pilar da República. Sem a igualdade, não temos nada de constitucional no país. É um desafio para as mulheres, que precisam se capacitar cada vez mais, assumir papéis de destaque, para que possamos trazer as outras mulheres junto conosco”, pontuou a desembargadora do TJMT.

Além do curso, a magistrada também participou do encontro dos representantes diretivos de todos os comitês estaduais de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Por; Mylena Petrucelli/ Foto: Emerson Leal (STJ)

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

21, maio, 2019|