CUIABÁ 300 : Estudantes mergulham na literatura e história da ‘Cuiabá 300 anos’

“Se Monteiro Lobato tivesse nascido em Cuiabá, com certeza seria devoto de São Benedito e apreciador fiel da culinária e gastronomia regional”. A frase é da aluna Mariana Dias, do 5ª ano do ensino fundamental, do Colégio Salesiano São Gonçalo, que na última semana, visitou junto dos colegas, diversos pontos históricos da cidade pelo projeto “Lobateando pra Valer”. O objetivo é que os alunos possam mergulhar na literatura de Monteiro Lobato e na história centenária da capital mato-grossense, que este ano celebra seus 300 anos.

A atividade proporciona aos alunos salesianos, apreciar obras literárias de Lobato e conhecer de perto os locais aonde chegaram os bandeirantes na beira do rio, que leva o nome da capital, bem como as primeiras igrejas construídas, a gastronomia regional, o modelo de arquitetura e artesanato aqui desenvolvidos, entre outros.

Segundo a coordenadora do ensino fundamental, Marlene Abdo, o colégio permite com este projeto iniciado há 17 anos, o despertar pelo gosto da literatura e o resgate cultural e histórico da antiga Cuiabá, favorecendo assim o aprendizado dos alunos, que aprovam e participam de atividades externas do colégio.

Ao todo foram três aulas de campo realizadas durante a semana. Durante a programação, os jovens passaram pelo São Gonçalo Beira Rio, a igreja do Bom Despacho, Catedral, rua de cima e rua debaixo no centro histórico, igreja de São Benedito padroeiro de Cuiabá, orla do Porto, Museu da Caixa D’água, entre outros locais que tão bem representam a identidade cuiabana.

“Essas iniciativas trazer para os alunos a curiosidade de conhecer de perto a história de sua cidade, aliado a literatura infantil o que se torna ainda mais prazeroso para os estudantes”, comentou o diretor do CSSG, Pe. Paulo Vendrame.

Na 2ª parte do projeto ‘Lobateando pra Valer’, os estudantes salesianos irão conhecer em São Paulo, o tradicional Sítio do Pica Pau Amarelo, uma das principais obras literárias de Lobato.

 

Da Assessoria

29, março, 2019|