Corregedoria lança cadastro online de interinos para cartórios

23/01/2019 – A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ) lançou nesta semana uma nova ferramenta que vai facilitar o processo de designação de interinos para os cartórios extrajudiciais em momentos de vacância. É o formulário on line para ‘Cadastro de Interinos’, disponibilizado no site da Corregedoria, que permitirá que os interessados em assumir a função possam se inscrever previamente.

Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, o próprio interessado deve acessar a página, criar uma senha e fazer o cadastro, tudo pela internet. Os requisitos para se cadastrar são: ter no mínimo 21 anos, ser bacharel em Direito ou ter 10 anos de experiência em cartório, e apresentar certidão negativa na Justiça Estadual e Federal.

Quando houver a vacância, o processo de seleção será feito com base em uma análise da Corregedoria, dentre os inscritos no cadastro. “Quando precisarmos indicar um interino, a CGJ vai fazer uma avaliação com entrevista, avaliação de currículo, análise da experiência que a pessoa tem e a proximidade com o cartório que está vago”, explicou a magistrada.

Antigamente, a designação de um interino era feita por cada juiz diretor do Foro. Mas, com a edição do Provimento nº 7/2018 do Conselho Nacional de Justiça, a atribuição passou para a CGJ. Por isso foi criado o ‘Cadastro de Interinos’. Saiba mais AQUI.

http://www.cnj.jus.br/files/atos_administrativos/provimento-n77-07-11-2018-corregedoria.pdf

“O juiz da comarca, ao vagar essa escrivania, vai comunicar a Corregedoria, que então designará um interino. Já vamos ter os dados, as certidões, a manifestação de interesse desse empregado, e isso vai facilitar muito o processo. Quando há vaga em um cartório, temos pressa para designar um substituto”.

Edleuza Zorgetti destacou que além da celeridade no processo de designação, a ferramenta também proporcionará mais segurança jurídica. “Pelo cadastro poderemos designar alguém que já cumpre todos os requisitos necessários. A finalidade é a maior celeridade e a qualidade dos serviços”, asseverou.

Ao todo, em Mato Grosso existem 244 serventias extrajudiciais.

Acesse AQUI o Cadastro de Interinos.

http://corregedoria-teste.tjmt.jus.br/Account/Login?ReturnUrl=%2fInterinos%2fSalvar

Por; Lígia Saito /TJMT

23, janeiro, 2019|