Conselheiro federal da OAB-MT representará a Ordem no CNMP

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ulisses Rabaneda, foi designado representante institucional permanente da OAB Nacional junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com o parágrafo 4º do artigo 98 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, a diretoria da Ordem contará, para o desempenho de suas atividades, com representantes institucionais com função de fazer o acompanhamento dos interesses da advocacia no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público.

Ulisses Rabaneda, advogado, foi secretário adjunto da OAB-MT, na gestão do presidente Cláudio Stábile, continuou na primeira gestão do presidente  Leonardo Campos como  secretário geral e na segunda gestão como conselheiro federal.
Ulisses atuava como Conselheiro Federal da Ordem e já foi secretário-adjunto da seccional de Mato Grosso. Em setembro, o advogado participou da conferência magna de abertura do Encontro Nacional do Direito de Defesa, em Brasília (DF).

No encontro, o conselheiro disse que algumas práticas que ocorrem nos dias atuais se assemelham a Ditadura Militar, mas de forma velada. Para ele, a OAB, o habeas corpus e os advogados são os principais alvos em tentativas de implantação de regimes totalitários.

“Sempre que a Ordem é atacada é porque há sim a intenção de se instalar um regime de supressão de garantias, de enfraquecer o Direito de Defesa, que também tem como alvo o habeas corpus. Precisamos ficar atentos e nos unirmos para que isso não venha a trazer toda aquela carga de totalitarismo que tivemos no Regime Militar. Só com a nossa união e o fortalecimento do Direito de Defesa iremos exercer nossa função de proteger a sociedade, inclusive dela mesma”.

Para o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, a nomeação do conselheiro federal representa uma das maiores conquistas da advocacia mato-grossense nos últimos tempos.

“Agradecemos ao presidente Felipe Santa Cruz e ao Conselho Federal a confiança plena na advocacia mato-grossense e tenho certeza que Ulisses Rabaneda desempenhará um grande trabalho em prol da advocacia brasileira”, declarou Leonardo Campos.

Redação JA com informações da Assessoria

23, setembro, 2019|