Comissão criada pelo TRE-MT para incentivar à participação institucional feminina no âmbito da Justiça Eleitoral inicia trabalho

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) institucionalizou em sua gestão o respeito a igualdade de gêneros. Neste sentido, foi criada uma comissão de estudo para analisar e propor medidas de incentivo à participação institucional feminina no âmbito da Justiça Eleitoral de Mato Grosso. Para alcançar a finalidade proposta, o grupo adotará diversas ações, entre elas levantar e analisar o cenário atual de ocupação dos cargos de chefia e assessoramento no Tribunal. A primeira reunião da comissão foi realizada na segunda-feira (19.08).

“A comissão foi criada considerando o objetivo nº 05 da Agenda 2030 da ONU, que busca equalizar oportunidades em termos de emprego, liderança e tomada de decisões em todos os níveis entre homens e mulheres. Além disso, cumpre com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça”, destacou a presidente da comissão, Cristiane Kimura.

O grupo terá 60 dias para concluir as atividades. O resultado esperado é a proposição de um plano de valorização e ações que promovam o interesse feminino na assunção de cargos de chefia e assessoramento, bem como a devida oportunidade. Além disso, haverá o incentivo para que elas atuem como expositoras em eventos institucionais, e sejam lideranças nas diferentes esferas do TRE-MT.

Na primeira reunião a Comissão deliberou pela realização nas próximas semanas de uma pesquisa junto aos servidores, homens e mulheres, sobre as percepções de cada um sobre o tema, sobre a participação feminina na gestão do Tribunal. Haverá ainda comparação com o cenário em outros órgãos públicos, e a realização de uma palestra no dia 19 de setembro com magistrada Amini Haddad.

A comissão foi instituída pelo presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli. Ela está composta por representantes da Presidência, Corregedoria, Diretoria Geral, Secretaria de Gestão de Pessoas, e as Assessorias de Comunicação, Planejamentos e Gestão Estratégica. As reuniões serão realizadas neste mês de agosto às segundas e sextas feiras na Sala de Imprensa do TRE.

Por; Daniel Dino
Assessoria TRE-MT​

20, agosto, 2019|