Cerca de 2 mil militares compõem Operação Nacional ‘Tiradentes Adsumus’ em MT

Cerca de 2 mil homens e mulheres policiais militares e do Corpo de Bombeiros reforçam o policiamento ostensivo durante a operação ‘Tiradentes Adsumus’, lançada na manhã desta quarta-feira (24), na Praça Ulisses Guimarães, em Cuiabá. A solenidade contou com a presença dos comandantes-gerais das duas corporação, soldados e oficiais. A iniciativa tem por objetivo prevenir a violência e intensificar as ações de segurança nos 141 municípios do Estado.

A ação tem duração de 48 horas e faz parte de uma megaoperação nacional que tem coordenação e planejamento do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, entidade que representa as corporações militares estaduais de segurança pública.

O comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, explica que o objetivo é fazer um policiamento ostensivo com abordagens, bloqueio, cumprimento de mandados e promover dias mais seguros em todo o país. “A atuação dos policiais e bombeiros militares será no sentido de promover mais segurança e ordem nas cidades, áreas rurais, estradas, rios e matas, aplicando equipes diuturnamente de maneira intensificada”.

Assis destacou ainda que a operação reforça as ações de policiamento rotineiro. O trabalho preventivo é feito com abordagens a pessoas e a veículos, estabelecimentos comerciais e pontos onde há denúncias e registros de atividades ilícitas como tráfico e uso de drogas.

As buscas dos policiais são focadas no sentido de localizar armas de fogo, substâncias entorpecentes, suspeitos de envolvimentos em crimes e foragidos da justiça, além de recuperar veículos com alerta de furto ou roubo. A Operação conta ainda com efetivos unidades especializadas como Rotam, Bope, Cavalaria, Força Tática, Ambiental, Trânsito e Ciopaer.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges Ferreira explica que o trabalho da corporação é intensificar as atividades preventivas com a fiscalização em edificações residenciais, comerciais para verificar a questão dos preventivos fixos, se estão obedecendo as normas em vigor. “Iremos intensificar algumas ações preventivas e potencializar o combate a incêndio, afogamentos e acidentes de várias naturezas”.

Tiradentes Adsumus

A Operação Tiradentes Adsumus (do Latim “aqui estamos”) – deliberada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, por meio de reunião realizada no Rio de Janeiro (RJ), em 2 abril deste ano. No encontro, ficou decido que seria articulado com os órgãos competentes a realização de uma operação conjunta das forças militares estaduais em âmbito nacional, para implementar ações de segurança e proteção da incolumidade pública.

 

Por; Maricelle Lima Vieira | PMMT

24, abril, 2019|