Casa Cuiabana recebe evento multicultural da comunidade senegalesa de Cuiabá

Neste sábado (06.04), às 18h, a Casa Cuiabana abre as portas para as comemorações dos 59 anos de independência da República do Senegal. E, pela primeira vez em Cuiabá, show do guitarrista, cantor e compositor Oumar Ndiaye, apresentando a música tradicional senegalesa.

A gastronomia senegalesa também fará parte do cardápio da festa e o público poderá apreciar um dos pratos tradicionais daquele país, o Yassa e com suco de Bissap. O evento contará ainda com desfile de moda e danças tradicionais.

Com estilos, ritmos e gêneros variados, a música de Oumar Ndiaye envolve muitos estilos africanos como o wolof, sereer, rythms, mandika e mbalax com soul, rock, latin jazz. “Minhas canções falam sobre amor, esperança, direitos das mulheres e das crianças, além de críticas ao neocolonianismo. Quanto ao estilo, gosto de chamar de ‘African Feeling Sound’, define Ndiaye.

Com carreira internacional em destaque, Oumar Ndiaye já incursionou pela Europa, Estados Unidos e Canadá. Já lançou seis discos e em 2010 recebeu o prêmio “Syli d’argent – Música do Mundo”, organizado pelo popular festival Nortes na África.

República do Senegal

É um país localizado na África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico. Apesar de já ter sido ocupado por grupos tribais convertidos ao islamismo e também por portugueses, a colonização do território que hoje corresponde ao Senegal ocorreu a partir do século 17 pela França.

O país, aliás, foi a única das colônias francesas a ter os seus cidadãos reconhecidos como cidadãos da França, fato que ocorreu logo após a Revolução Francesa em conjunto com a abolição da escravatura. Em 1960, o país, enfim, conseguiu a sua independência após a realização de lutas separatistas que ocorriam desde o século 19.

Serviço

Comemorações dos 59 anos de independência do Senegal
Sábado (06.04) às 18h na Casa Cuiabana
Entrada franca.

A Casa Cuiabana é um aparelho cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e está localizada na Av. Gen. Valle, 181 – Bandeirantes, Cuiabá.

Informações (65) 98150-3710.

4, abril, 2019|