Carlos Alberto, presidente eleito, apresenta diretrizes da gestão 2018/2019

17 /12/ 2018 – A aproximação com a população, com a sociedade organizada e também com a imprensa é um dos seis eixos de atuação que irão reger o próximo biênio (2018/2019) no Poder Judiciário de Mato Grosso. Dando início a esse projeto, o futuro presidente, Carlos Alberto Alves da Rocha, fez questão de receber a imprensa para apresentar parte do planejamento estratégico. O encontro com a imprensa foi realizado na sexta-feira (14 de janeiro), na antessala do Plenário 1.

De acordo com o magistrado, a administração, nesse período, estará focada em outros cinco eixos. Entre eles, a ‘Eficiência Operacional Jurisdicional’, que dará total apoio e condições ao Primeiro Grau de Jurisdição. De acordo com o magistrado, são as comarcas quem recebem grandes quantidades de demandas.

“Sabemos que é na Primeira Instância que os processos ingressam de forma volumosa e é ali que precisamos nos aperfeiçoar, principalmente. Essa melhoria é chamada de taxa de congestionamento e, quanto menor essa taxa, maior a celeridade do processo. Em nosso projeto, prevemos diminuir o tempo de tramitação das ações por meio da expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Assim, a meta é que em 2019 todas as unidades de jurisdição do Estado estejam utilizando esse sistema.”

Aliado a este eixo, o magistrado apresentou outra linha de atuação que é totalmente voltada para a efetividade da prestação jurisdicional, qual seja, o ‘Acesso à Justiça’. Ele explicou que em outras palavras, significa a justiça ao alcance de todos e nesta ponta de atuação está prevista a ampliação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos “para que qualquer pessoa tenha condições de buscar o Poder Judiciário”.

Os próximos dois eixos ‘Gestão Estratégica’ e ‘Gestão de Pessoas e Organização’ são voltados para o público interno, porém com expectativas em resultados externos.  No primeiro, prevê-se o fortalecimento da governança institucional e a disseminação da gestão estratégica do PJMT por meio da disseminação das estratégias do Poder Judiciário entre os servidores.

“Queremos difundir entre os servidores a consciência do seu papel para a entrega jurisdicional, daquilo que ele tem que produzir e de qual é a melhor forma possível. Temos que disseminar essa estratégia internamente. Também queremos valorizar servidores e magistrados com avaliações de sua competência e ainda implantar a meritocracia, para que desempenhe cada vez melhor a sua função. O resultado vai refletir no trabalho entregue pela Justiça ao advogado e à parte do processo, pois eles serão muito melhor atendidos e perceberão mais eficiência naquilo que pleiteiam.”

Carlos Alberto explicou ainda o eixo Infraestrutura e Tecnologia. Segundo ele, esses setores são parceiros, pois é a tecnologia que melhora o trabalho da Justiça como um todo e é a infraestrutura quem permite que tecnologia chegue ao interior do Estado, em todas as comarcas. Com isso, está prevista também a construção de novos fóruns e a reforma daqueles que já estão prontos.

“Está em nosso planejamento terminar a construção de vários fóruns que já estão em andamento como Água Boa, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Várzea Grande e Primavera do Leste, por exemplo. Também queremos começar a construção do Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá, pois, atualmente, temos cada um em um lugar e está na hora de reunirmos todos. Também precisaremos reformar e ampliar fóruns como Tapurah, Aripuanã e Peixoto de Azevedo. Queremos fazer uma transformação não só na estrutura, mas também digital, para que de uma forma mais moderna não precisemos ter uma enormidade de salas. Até porque o PJe veio para nos auxiliar.”

Por último, o presidente eleito apresentou o eixo ‘Atuação Institucional’ responsável pelo aprimoramento das ações da Ouvidoria do PJMT e pelo fortalecimento da comunicação com a sociedade. Essas ações ficarão a cargo da desembargadora Maria Helena Póvoas, que na próxima gestão assumirá a Vice-Presidência do TJMT.

A nova diretoria tomará posse na próxima quarta-feira (19 de dezembro), às 15h.

Por;Keila Maressa/ Foto: Lucas Lima

17, dezembro, 2018|