AEB inaugura Câmara de Mediação de Conflitos

A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) inaugurou ontem (26), em solenidade no auditório da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a Câmara AEB de Mediação de Conflitos, a primeira no Brasil em entidade de classe empresarial. Sua criação visa a oferecer às partes envolvidas celeridade na decisão de litígios, flexibilidade, redução de custos financeiros, assim como instituir a pacificação social de controvérsias.

Na ocasião o presidente da AEB, José Augusto de Castro, destacou que a decisão para criação da Câmara vai ao encontro do que consideramos fundamental para estimular o comércio exterior brasileiro. “Reduzir tempo é reduzir custo, e este um dos pontos essenciais para estimular o setor”, destacou.

O novo serviço surge para atuar na resolução de litígios extrajudiciais e judiciais na área de comércio internacional que envolvam a necessidade de mediação. Sua atuação oferece a possibilidade de construção de acordos sustentáveis e de preservação das relações pessoais e comerciais.

Atuará com uma seleção de mediadores especializados em controvérsias relacionadas a questões de comércio exterior entre entes privados nacionais e estrangeiros.

O novo serviço está preparado para assessorar associados e não associados da entidade na busca de soluções para controvérsias, de acordo com a legislação brasileira, por meio de métodos autocompositivos, que utilizam técnicas que buscam solucionar o conflito e encontrar alternativas que se alinhem para todos os envolvidos.

Câmara AEB de Mediação de Conflitos promoverá, ainda, cursos para capacitar profissionais de comércio exterior interessados em atuar neste segmento, assim como habilitará mediadores que desejam se especializarem nas questões relacionadas ao setor.

O encontro contou com a presença do Desembargador César Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec – do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que na ocasião elogiou a decisão da entidade pela iniciativa. “A Câmara é uma iniciativa importante no sentido de desafogar o Judiciário, fazendo com que juristas deixem de ser julgadores e passem a ser colaboradores em mediação de conflitos, reduzindo tempo e custos”, afirmou.

O evento contou ainda com as presenças do subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Queiroz; de Inez Balbino, representando a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC); e de Alexandre Ayres, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Câmara AEB de Mediação de Conflitos funcionará na sede da AEB: Av. General Justo n° 335 – 5° andar, Centro, CEP 20021-120 – Rio de Janeiro (RJ). Os telefones são: (021) 2544-0048/2544-0180.

 

Por; Marilia Ferreira/ Assessoria

27, agosto, 2019|