Judiciário aprimora aplicativo de celular e oferece mais serviços com rapidez e segurança

Proporcionar mais eficiência e facilitar o acesso da população a informações e serviços oferecidos pelo Poder Judiciário de Mato Grosso são os principais argumentos do Tribunal de Justiça para aperfeiçoar o PJMT Serviços, um aplicativo para celular.
O aplicativo (app), criado pelo Departamento de Sistemas e Aplicações (DSA), da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do TJ, permite ao público em geral, e de forma especial aos usuários da Justiça, acesso a várias funcionalidades e informações judiciais.
Com as novas funcionalidades, que devem ser lançadas em maio, durante as comemorações dos 145 anos do TJ mato-grossense, será possível consultar as movimentações processuais, falar com a Ouvidoria, seja para solicitar instruções ou fazer reclamações sobre processos, tirar certidão negativa cível ou criminal do 1º e 2º Graus e expedir guias de arrecadação.
No app as pessoas podem também conseguir telefones de setores e unidades judiciárias, acompanhar mandados pelo Processo Judicial Eletrônico e verificar a disponibilidade dessa plataforma no PJe Monitor. Nesse item, se o sistema apontar instabilidade, os advogados podem gerar certidão e anexar o documento que atesta o problema para obstar a contagem do prazo processual.
O PJMT Serviços fornece informações relativas a processos que tramitam eletronicamente em todos os sistemas, e não apenas no PJe, quando centraliza os dados em base única. “É uma inovação para facilitar o acesso da sociedade à Justiça”, frisa Danilo Pereira da Silva, diretor do DSA, destacando que com o app as consultas ou outras ações tornam-se mais rápidas em relação ao serviço que também é oferecido via web.
Danilo Pereira deixa claro também que a ferramenta é mais ágil porque dispensa a utilização do computador, com a consequente abertura do navegador e entrada ao portal do TJMT. Segundo Danilo, a entrega das melhorias do app, que entram em operação nos próximos dias, faz parte do Plano de 100 dias, que integra o Planejamento Estratégico, da gestão do desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
O PJMT Serviços também foi preparado para atender o servidor nos ícones holerite e folha de pagamento. Para obter as informações é preciso fornecer o login e senha, as mesmas utilizadas na intranet do Tribunal de Justiça. O serviço opera em telefones celulares com sistema Android e iOS. O app tem interface com os mesmos serviços oferecidos no portal da Justiça estadual. “Desde que tenha sinal, é possível acessar de qualquer lugar. Até mesmo quando estiver em viagem. Isso é muito produtivo e vantajoso, além de gerar comodidade”, finaliza Danilo.
Funcionalidade – A plataforma digital oferece os seguintes serviços: Favoritos, Consulta Processual, Leia Aqui Seu Código, PJe Mandados, PJe Julgamentos e audiências, PJe Monitor, Guias de arrecadação, Certidão Negativa, Ramais, Ouvidoria, Feedback e SDM.
Por; Álvaro Marinho/ TJMT
29, abril, 2019|